Biscoito areado de aveia, sultanas marinadas e flamejadas em licor de ervas e manteiga, com natas e canela e molho de chocolate temperado

Mar 18, 2011 by

Depois de um jantar de carnes salgadas com feijocas e couves, e por não haver ainda sobremesa preparada, levantei-me da mesa e fui para a cozinha criar uma, na hora, em tempo real. Toda a confecção, não demorou mais de 15 minutos, porque estavam mais ou menos desenhados na minha cabeça, os processos e ingredientes para fazer esta sobremesa. (O step by step, em fotos, está na página DaCozinha no Facebook)
Só mais uma nota: Se fizerem este doce para a Fernanda Câncio, não ponham as natas!

Fiz para 4 pessoas e foi mais ou menos isto:

  • 12 bolachas de aveia
  • 40 gramas de sultanas
  • 50 ml de um bom licor de ervas, tipo Singeverga (podem fazer com o popular Licor Beirão, ou um licor de alecrim, caseiro)
  • 100 gr de manteiga pura (50 gr para as sultanas, 50 gr para o areado)
  • 100 gr de chocolate de leite, temperado, com 50 ml de natas
  • chantilly, de preferência caseiro (ou uma bola de gelado)
  • canela
  • coulis de frutos para decorar o prato, frutos do bosque, ou morango (facultativo)

Começar por marinar as sultanas no licor. Reservar.

Derreter a tablete de chocolate em banho maria, mexendo para temperar o chocolate. Juntar as natas e mexer bem. Reservar, deixando dentro do banho maria.

Pique as bolachas, reduzindo a areia e amasse com metade da manteiga, misturando muito bem os 2 ingredientes.
Com a ajuda de um aro (encontram-se com facilidade hoje em dia), enformar, calcando bem, uma parte do preparado com 5 ou 6 cm de diâmetro e 2,5 cm de altura.

Numa sertã, deita-se o resto da manteiga e as sultanas marinadas escorridas, salteando-as em lume médio. Quando estiverem inchadas com um aspecto brilhante, junta-se o licor e flameja-se o preparado. Cuidado para não pegarem fogo à cozinha!! Tenham em atenção a altura para o exaustor e de que material é feito.

Divide-se o preparado das sultanas pelas sobremesas que vão ser feitas, empratando conforme foto da base areada e das sultanas. Uma parte por cima do areado, algumas caídas no prato. Com o mel que resultou da manteiga, sultanas e licor, disponha no prato, em cordão ou em gotas, pingadas de forma harmoniosa.
Faça o mesmo com o chocolate e com o coulis de fruta, deite o chantily por cima do areado, por forma a deixar visível uma parte da base, polvilhe com canela e… sejam felizes, com a família e amigos!

Take my love,

JoeBest

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>