Finger food e coisas boas para picar

Mar 3, 2011 by

Se vos faltam ideias para uma festa ou um cocktail, este post é para vos ajudar…

Costumo fazer muitas festas e faço muita coisa na base do improviso, a não ser que sejam ementas escolhidas e pré-definidas.

Finger food e coisas boas para picar

Por exemplo, para o mais básico dos acepipes, tais como umas tostinhas…

Paté de atum: Com algumas colheradas de maionese, misturem, desfazendo bem, com o atum. Decorem com salsa ou coentros e um toque de pimenta. Podem melhorar, juntando algumas alcaparras e salpicar com flor de sal.

Manteiga de sardinha ou anchova: Desfaçam e amassem com um pouco de manteiga amolecida. Podem melhorar, com um tomate seco bem picadinho espalhar por cima. Também fica bem com azeitona preta, descaroçada, às rodelas.

Mais finger food…

Rolinhos de salmão fumado ou cru (makis) com queijo fresco de barrar e cebolinho: Dispôr pequenas tiras de salmão, e rechear com porções de queijo fresco cremoso (crème fraiche), com ou sem ervas, a gosto. Enrolar e cortar de modo a que se veja o recheio. Pôr um caule de cebolinho por cima. Enfeitar, a gosto, com caviar ou sucedâneo, vermelho ou preto.

Rolinhos de salmão fumado ou cru (makis) com queijo fresco de barrar e cebolinho

King Prawns (gambas grandes), descascadas, cozidas ao vapor com caviar e molho agridoce de manga: Depois de peladas e cozidas, dispôr num prato e polvilhar com flor de sal e pimenta a gosto. Dispôr uma tira de caviar preto e de um lado, um cordão de óleo de amendoim, para um mix diferente de sabores. Do outro lado, um cordão de azeite de pesto.

Para o molho de manga (redução): Ferver 100 ml de néctar de manga ou usar polpa de manga Alphonso, reduzida com uma colher de molho agridoce. Dispôr em cordão por cima das gambas.

King Prawns (gambas grandes), descascadas, cozidas ao vapor com caviar e molho agridoce de manga

Enchidos fritos ou grelhados com laranja e puré de maçã, com sálvia: Passar enchidos tais como morcela, linguiça, farinheira pelo calor, seja forno, grelha ou frigideira e acompanhar com laranja às rodelas e puré de maçã pronto (5ª gama) ou feito em casa, reduzindo as maçãs a puré depois de cozidas. Enfeitar o puré com folhas de sálvia e pequenas tiras da casca de laranja. Aqui na foto, cacholeira de Portel e farinheira de Seia.

Enchidos fritos ou grelhados com laranja e puré de maçã, com sálvia

Espero que gostem.

Take my love,

JoeBest

 

 

 

 

1 Comment

  1. Belguita

    Entradas fantásticas que vou fazer num próximo jantar… Venham mais ideias! Parabéns pelo blog.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>