Camarão do Paraíso

Mai 12, 2011 by

Tenho uma amiga, que mora em frente ao mar, na Foz do Lizandro. Chama ao seu retiro e lar, o “Paraíso” e convidou-me, mais uma vez entre muitas, a ir passar o fim de tarde com ela ao seu spot. Que eu aproveitei cada minuto, de um fim de tarde espectacular no areal, com temperatura amena e a maré a encher, na companhia da minha cúmplice e sous chef habitual, Mme. Best.

Com os olhos de pescador quase não praticante a brilhar e sentimento de menino, deliciei-me a ver alguns peixes grandes atrás dos pequenos que se defendiam procurando as margens e zonas mais baixas. Tudo isto serviu de rastilho para ir entusiasmado, criar um jantar de amigos com o que havia na “cozinha de campanha” do Paraíso. Havia açafrão, garam masala, chillies, noz moscada, canela e 2kg de camarão. Grande, selvagem, capturado em Moçambique.

Quando cheguei, fui presenteado com uma flute de espumante com morangos esmagados e a minha amiga já estava na varanda, a 100 mts. do mar, para lá voltada, a grelhar alguns camarões… agora fazia um trocadilho com idílio e climax, mas não interessa…

Pôr do Sol na Foz do Lizandro

O camarão, calibre 20/30, descongelou de forma natural, no frio e foi descascado, conforme mostro aqui. Só deixei a cabeça. Para tirar a tripa façam uma pequena incisão a partir da cabeça e removam aquele fio escuro. E salpiquei-os de sal grosso, enquanto preparava o resto.

Camarão de Moçambique

Ingredientes:

  • 1 kg de camarão
  • 4 maçãs reinetas
  • 2 bananas
  • 250 ml de leite (se preferir optar por leite de côco, mais rica fica a receita)
  • 1 colher de sopa de garam masala
  • 1 pitada de canela
  • 1 pitada de noz moscada
  • 2 malaguetas ou piri piri a gosto
  • 1 pitada de pimenta preta
  • 1 colher de sopa de açafrão (curcuma)
  • Azeite para estalar os alhos
  • 4 dentes de alho bem esmagados
  • sal q.b.

Modo de preparação:

Descasque as maçãs, descaroce e corte em 8 gomos. Descasque a banana (pode ser a última a preparar, porque fica negra muito depressa) e corte-a às rodelas.

Descasque os alhos, esmague-os bem esmagados.

Numa sertã ponha 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e estale os alhos. Introduza as maçãs. Sempre a mexer, quando começarem a caramelizar junte todas as especiarias e envolva-as bem na gordura, se necessário refresque com um pouco de água, para não deixar queimar. Junte os camarões e deixe-os alourar um pouco. Introduza as bananas às rodelas, deixe-as desfazer um pouco para os sabores se misturarem e por fim junte o leite. Deixe apurar, não muito tempo, porque o camarão seca e o molho desaparece.

Rectifique o sal. Sirva como entrada ou com arroz basmati, solto.
Não havia, por isso não pus e também não escrevi na lista de ingredientes, mas pode pôr coentros picados por cima.

Camarão do Paraíso

O sabor é ligeiramente diferente de um caril clássico, mas muito bom e simples de fazer. Apesar de ser um prato “quente” por força das especiarias que leva, é um prato que vai muito bem em finais de dia como este… mesmo na época estival que se avizinha.

Take my love,
JoeBest

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>