Cozinha básica para solteiros, aprendizes e inexperientes: Carne assada

Mai 3, 2011 by

Muitas vezes criamos receitas, mais ou menos elaboradas, mais criativas e coloridas ou até monocromáticas, mas esquecemo-nos, na maior parte delas, dos solteiros e daqueles que nada percebem de cozinha.

Para todos esses solteiros e inexperientes, que o seu topo de gama era abrir uma lata de conservas ou de salsichas, ou aquecer uma lasanha 5ª gama, esta receita hoje, é-lhes dedicada.

Peça de carne assada

Ingredientes:

  • 1kg rabadilha de porco (ou a perna toda, ou ainda só a alcatra, igualmente tenra)
  • Sal grosso
  • Orégãos

Forno ligado a 100 graus.

Barrar a peça de carne com sal e orégãos

Colocar a peça de carne ao centro da grelha do forno.

No tabuleiro do próprio forno, por baixo, colocar alguma água para apanhar o líquido e gordura da carne e também para criar uma atmosfera de humidade para que a carne não seque.

Deixar assar durante 1 hora e 45 minutos.

Deixar arrefecer fora do forno, o corte a frio torna-se mais fácil, as fatias podem ser cortadas mais finas e direitas. Depois de arrefecer enrole em película aderente, se embrulhar em folha de alumínio o sal da carne vai provocar buracos na folha.

Reserve no frio, onde se conserva ao mais alto nível durante alguns dias e desde que esteja sempre bem embrulhada, não ganha os odores por vezes desagradáveis dos frigoríficos.
Corta sempre só a quantidade necessária e fica com algumas refeições, lanches e snacks de reserva.Volte a embrulhar e a regra é sempre a mesma até acabar com a peça.

Pode servir quente, basta derreter um pouco de manteiga ou ferver azeite com um dente de alho, juntar um pouco de cerveja ou vinho branco e só depois de bem fervido juntar a carne, que vai aquecer rapidamente.

Outra opção, mais ousada, para principiantes é fazer o molho de francesinha conforme a receita lá descrita e deitar sobre a carne… umas batatas fritas, um ovo estrelado e já está!

Para uma sandwich bem agradável, pode misturar uma colher de chá de mostarda de Dijon, com 2 colheres de sopa de maionese, barrar 2 fatias finas de carne, juntar uma folha de alface e rechear uma carcaça, uma bola, um bijou, um molete… ou 2 fatias de pão de forma.

As possibilidades são várias, com um só prato confeccionado com 3 ingredientes simples, já ficaram aqui algumas sugestões.

Carne Assada fatiada
Take my love,

JoeBest

2 Comments

  1. Artur Dias

    Diz que depois de ligar o forno, devo barrar a peça de carne com sal e orégãos.

    Ora, mas pego nas verduras e esfrego na carne ou tenho de fazer qualquer coisa primeiro? É que se dá receitas para aprendizes e inexperientes, é natural que não saibamos o que fazer com tais ingredientes antes de os juntar à carne.

    cumprimentos

    • José Besteiro

      Artur, não tem verduras nenhumas na receita.
      É só temperar a peça de carne com sal e orégãos e assar na grelha do forno.
      Mais simples que isto não há.
      Depois faça o molho de francesinha que está lá assinalado e divirta-se!

      Obrigado e cumprimentos,

      JB

Trackbacks/Pingbacks

  1. Queijo Brie recheado com pera canditada e nozes | DaCozinha - [...] da simples e prática Carne assada, fizemos pão ázimo, camarões panados com corn flakes (próxima receita aqui) e um …
  2. Como fazer um molho divinal para acompanhar com o lombo assado? - [...] [...]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>