Mil folhas de beringela com queijo Brie

Mai 9, 2011 by

Às vezes estar sozinho na cozinha, à espera que surja uma ideia diferente e agradável, pode ser penoso e tirar a vontade de criar. Ingredientes frescos há sempre, 2 ou 3 vezes por semana, vou ao comércio local, aos legumes, há imensas lojas hoje em dia, em cada bairro. Tenho 2 de eleição, uma é na Pontinha, directo do produtor e a outra em Mem Martins.

Mil folhas de beringela com queijo Brie

Estava num desses dias sem saber o que fazer de diferente e lembrei-me de fatiar uma beringela, para fazer com queijo Brie.

Como tenho quase sempre espinafres frescos em casa, uma juliana de espinafres frescos e crus é sempre uma alternativa mais verde à aborrecida alface, quando servida sozinha.

Esta receita é lacto-vegetariana. Podem substituir o queijo Brie por Tofu e ficam com uma receita 100% vegan. Apesar de alterarem texturas e sabores, não alteram hábitos alimentares.

Ingredientes:

  • 1 Beringela
  • Fatias de queijo Brie, pequenas, 1 para cada fatia de beringela + 1 para decorar cada prato
  • Folhas de espinafre, sem talo
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Vinagre balsâmico ou glaze balsâmica
  • Sementes de girassol ou pinhões torrados

Modo de preparar:

Fatiar a beringela enviezada, em fatias finas e pôr de molho em água e sal, para tirar a acidez, durante 15 minutos.

Aquecer uma frigideira e deitar sal. Dispor as fatias a grelhar na cama de sal. Vire quando estiverem douradas, grelhando só uma vez de cada lado.

Enquanto grelha a beringela, enrole algumas folhas de espinafre e corte em juliana fina. Reserve.

Quando todas as fatias de beringela estiverem grelhadas a gosto, regue com um fio de azeite e ponha o queijo em cima de cada uma. Apague o lume. Com o calor residual, o queijo vai derretendo. Faça a montagem, com a ajuda de uma espátula, sobreponha as fatias que quiser. Polvilhe com um pouco de pimenta moída na hora, disponha a juliana de espinafres, junte um pouco de sementes de girassol torradas ou pinhões.

Se quiser salpique tudo com azeite, um pouco de sal e decore com glaze balsâmica, ou pingue com vinagre.

Mil folhas de beringela com queijo Brie

Mil folhas de beringela com queijo Brie

Fácil e saboroso. Espero que gostem…

Take my love,

JoeBest

1 Comment

  1. Que delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>