Leitão O Bacorinho (aproveitamento) com molho Chasseur

Out 24, 2012 by

Conforme prometido a várias pessoas que me perguntaram o que fazer com as sobras (sim, por vezes acontece) do leitão d´O Bacorinho, deixo aqui mais uma sugestão. O molho Chasseur, que quer dizer “à caçador”, não tem nada a ver com aquele da cozinha regional portuguesa rico em vinho tinto, toucinho e ervas do campo como a carqueja ou o alecrim, quando se cozinha coelho manso…

 

 

…como estava a dizer, esta receita com este molho fácil de fazer para as sobras do leitão fica simples e perfeita, conforme vou mostrar.

 

Ingredientes:

  • sobras de leitão (ou outras de carne de forno ou grelha)
  • 2 colheres de sopa de manteiga ( a minha preferida, artesanal, Rainha do Pico, Açores)
  • 2 chalotas finamente picadas
  • 2 colheres de sopa de pasta de tomate (usei uma feita por mim, mas podem usar concentrado)
  • cogumelos (usei uns crimini, também sobra, frescos e fumados no dia anterior)
  • aguardente velhíssima Mulher de Capote( ou brandy)
  • 1 dl caldo de galinha caseiro ( aproveitem sempre as águas de cozer aves e outras carnes)
  • pimenta

Preparação:

Caramelizar as chalotas picadas na manteiga, juntar o tomate e mexer bem. Acrescentar os cogumelos e deixar cozinhar ligeiramente.

Deitar 50 ml de aguardente e puxar o fogo (cuidado com a altura da chaminé ou exaustor) até que o álcool da aguardente se evapore todo.

Por fim juntar o caldo caseiro de galinha e deixar ferver antes de juntar o leitão. Deixe apurar durante 5 minutos em fogo baixo, rectifique o tempero, especialmente um pouco de pimenta, que traz os aromas dos restantes ingredientes para cima e está pronto!

 

 
 
 

 

 

Take my love,

 

Joe Best

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>