Mousse gelada de amendoim & “chocolate” branco

Out 8, 2012 by

A pedido de várias famílias e depois de ter sido amplamente divulgada nas redes sociais, publico a (fácil) receita desta sobremesa que entra variadíssimas vezes em jantares daCozinha, quando se trata de um serviço de mesas de 8 a 14 pessoas. Nunca por si só, mas normalmente conjugada com um areado de especiarias e um coulis de fruta natural…

 

 

 

Criei esta receita na Bimby. Quem não tiver a poderosíssima auxiliar de cozinha, pode fazer em banho maria, em lume brando e um batedor de varas.

Ingredientes

  • 1 frasco de manteiga de amendoim
  • 200 gr “chocolate” branco
  • 1 pacote de natas
  • 100 ml de leite
  • 1 colher de extracto de baunilha
  • açúcar mascavado a gosto (o “chocolate” branco adoça um pouco)
  • 1 ovo inteiro

Na Bimby

Juntar todos os ingredientes, processar primeiro com alguns golpes para desfazer os pedaços de “chocolate” branco.

A seguir , passar para a velocidade 4, a 50º, 8 minutos.

Passar o creme para dentro de uma caixa com tampa e levar ao congelador ou abatedor de temperatura.

No fogão

Bater o ovo e juntar aos restantes ingredientes.

Em banho maria, juntar todos os ingredientes, mexendo sempre com uma vara de arames para emulsionar bem as gorduras. Quando o “chocolate” branco estiver derretido e bem emulsionado com o resto dos ingredientes, tirar do lume e proceder da mesma forma – passar o preparado para uma caixa com tampa e abater temperatura, no congelador ou abatedor.

 

É só esperar que atinja a temperatura desejada. Pode servir como creme para napar, ou para entremeio de bolos também. Fica com uma textura homogénea. A opção gelado é VOSSA!

Espero que amem.

Take my love,

JoeBest

P.S. – o “chocolate” branco aparece entre aspas, porque chocolate branco não existe. Chocolate a sério leva cacau e chocolate não chocolate leva só manteiga de cacau. Ainda assim, aqui daCozinha, leva muitas chances de aparecer…nas receitas!

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>