Vieiras com Beijinhos (bife do sete da pá)

Dez 4, 2012 by

Um dos meus bifes preferidos na infância, era o bife do beijinho, ou sete da pá. Aquela gordura e o nervo mastigável e comestível encantavam-me…

 

…mas infelizmente, grande parte das carnes que circulam no mercado perderam qualidade e muitas vezes este corte de carne não é posto à venda como peça de bife…por isso deixei de comprar e comer até…hoje. A Carolina do Espaço Açores mandou-me umas embalagens de carne de selo Açores, entre as quais bifes do beijinho. Foi só programar as guarnições.

Tinha vieiras, grandes e suculentas e espinafres frescos, batatas cortadas ( que para despachar cortei em juliana fina e fiz fondant) e um espumante rosé aberto. Estava encontrada a receita para hoje, um Surf&Turf do melhor!

 

Ingredientes:

  • bifes do beijinho
  • vieiras
  • manteiga
  • batata fondant, mas cortada em juliana ( uma receita daCozinha de batatas fondant aqui)
  • espinafres baby, frescos
  • espumante rosé
  • alho
  • rebentos de amaranth (usei só para contrastar com o branco das vieiras)

Preparação:

Corar as vieiras em manteiga,  um minuto de cada lado, temperar de flor de sal e pimenta e reservar.

Juntar alho à manteiga das vieiras e fritar os bifes. Temperar de sal. Retirar e reservar quando estiverem no ponto desejado.

Juntar o espumante ao molho (pode ser vinho branco – se não for bom para beber não é bom para cozinhar!!) e deixar ferver, apurar e quando estiver reduzido, mas não desligado, com um ar só de gordura, juntar os bifes e as vieiras para aquecer.

Empratar com a ajuda de um aro, primeiro os espinafres, depois a batata e no cimo os bifes cortados em tiras, como para strogonoff.

Dispor as vieiras à volta do aro, desenformar e pingar com o molho Surf&Turf!

 

 

E foi assim, que voltei aos meus…beijinhos!

 

Take my love,

Joe Best

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>