Sandwich de pão ázimo com vieiras e pêra, pingada com emulsão de azeite e caviar.
Estava a comer uma espectacular sopa, com todos os legumes cozidos na água das carnes de ontem, e tinha dito, no Twitter, que ia grelhar umas vieiras e fazer um molho de citrinos. Mas tinha feito pão ázimo e lembrei-me de criar uma sandwich quente. Do improviso, saiu uma sandwich única, magnífica na textura e sabor, o crocante do pão, cozinhado em cima de um prato de barro, no bico do fogão, não no forno, a contrastar com a ternura e o sabor aveludado, porém a maresia, das vieiras…
… depois não resisti, a pingar o prato com uma emulsão de caviar e azeite cru e virgem, de primeira pressão a frio, cujo garrafão vai, infelizmente, a meio e só para o ano é que há mais… e precisava de um toque doce, mas não demasiado e lembrei-me da pêra!
Ontem tinha feito pão, mas não havia fermento. Cozi uma bola de massa e fiquei com uma broa de trigo… reservei o resto da massa e pensei “este pão ázimo, ainda vai servir para qualquer coisa…”
O pão ázimo, é um pão básico, feito só com trigo e água, sem fermento. E tinha razão. Hoje quando me lembrei de mudar a receita, foi porque decidi cozer uma porção de massa em cima de um prato de barro. E como tinha as vieiras a olhar para mim…
Ingredientes, por sandwich:
- 1 pão ázimo (pode ser meio pão polar, não doce, ou meia foccacia… a sandwich é vossa, sejam criativos…)
- 8 vieiras, miolo com coral
- 4 rodelas de pêra
- 1 colher de café de caviar (podem fazer com sucedâneo, preto)
- 1 colher de sopa de azeite
- folhas de alecrim, fresco
- 1 colher de sopa cheia de manteiga pura
- flor de sal e pimenta moída na hora, qb
Comece por fazer a emulsão do azeite com o caviar. Reserve.
Lavar e cortar 4 rodelas de uma pêra, com casca, sem remover o interior. Prefira as rodelas interiores, descarte as extremidades.
Ponha a manteiga numa sertã e sem deixar queimar, passe as rodelas durante alguns minutos. Junte o alecrim fresco. Quando a pêra estiver a ficar translúcida, introduza as vieiras, passando-as um minuto de cada lado. Salpique de flor de sal e pimenta moída na hora, a gosto. Retire a sertã do lume.
Abra o pão, acabado de cozer, ou aquecido, pingue a parte inferior com o suco resultante da pêra com as vieiras, disponha as rodelas por baixo, espalhe as vieiras por cima e pingue a emulsão de caviar por cima. Pode decorar o prato com um cordão desta emulsão.
Espero que gostem. Não é uma sandwich barata, mas um dia não são dias, como diz o chavão popular.
Take my love,
Joe Best
Uma imagem vale mais que mil palavras.
Parabéns Masterchef 😉
* VICTOR 🙂
Obrigado Vitcor Victor!
:_)
Bom FDS, abraço
JB