Perna de porco assada com molho de Porto e batatas a murro
Uma receita relativamente fácil de fazer, que vai originar sobras, pelo que hoje criamos a receita e maneira de re-inventar o excedente.
Fizemos este prato com perna de porco, limpa, mas pode ser feita com pá, com ou sem osso e pode ainda ser feita com perna de porco com o coirato ainda à volta.
As batatas são assadas no microondas, com bastante sal, sem golpes. Ficam deliciosas.
Ingredientes:
- 1,300 kg perna de porco
- 1 kg de batatas miúdas para assar
- 1 saco de cenouras parisienne congeladas de 400 gr
- 2 cebolas cortadas em quartos
- 2 laranjas (descasque-as, reserve e esprema as cascas para o molho de carne)
- 4 colheres de sopa de massa de pimentão
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Alecrim fresco, 1 raminho
- 20o ml vinho branco
- 50 ml azeite
- 50 gr. de banha de porco
- Sal e pimenta, Q.B.
Para o molho:
- 100 ml de vinho do Porto
- 1 embalagem de molho de carne
Modo de preparar:
Aqueça o forno a 180º.
Numa assadeira, tempere a carne com a massa de pimentão misturada com a banha e o azeite, esfregando bem para impregnar. Junte a cebola aos quartos, os dentes de alho com casca, o alecrim, o louro e o vinho branco. Em princípio, não precisa de sal, por causa do pimentão. Rectifique e ponha pimenta a gosto.
Junte as cenouras e deixe assar por uma hora e um quarto (dependendo do forno), verificando de vez em quando se tem sucos suficientes. Se tiver uma pipeta de molhos, pode ir borrifando molho por cima da carne. A carne está assada quando o seu interior atingir os 70 graus.
Entretanto, lave as batatas bem lavadas, deixe-as molhadas, salpique com bastante sal e ponha numa travessa própria de ir ao micro-ondas. Ponha 17 a 20 minutos na potência máxima e verifique se é suficiente. Deixe-as arrefecer um pouco antes de lhes dar o murro, sempre com o cuidado duplo de não se queimar e não desfazer as batatas!
Numa sertã (ou frigideira) reduza o vinho do Porto até perder o álcool e ficar parecido com um xarope. Faça o molho de carne, seguindo as instruções do pacote e junte ao vinho reduzido (nas cozinhas industriais faz-se o molho de ossos, ou molho de entrada, ou recorremos ao molho de assado ou à demi-glace, mas estas soluções não estão disponíveis para o mercado doméstico).
Reserve a sertã com o resto do molho para o dia seguinte. Guarde, por exemplo, dentro do forno, quando arrefecer, porque vai valer a pena.
Corte o lombo em pequenos nacos e emprate com cebola, algumas cenouras e batatas a murro. Disponha um pouco de molho, decore com a laranja aos gomos ou rodelas e sirva de imediato.
Para já, o seu almoço ou jantar está pronto… bom apetite, mas hoje não se vá já embora… vai sobrar comida, por isso dê uma cara nova ao prato, não é preciso que as sobras sejam aborrecidas.
O dia seguinte…
Faça um arroz de cenoura , num refogado com 2 chalotas picadas e um dente de alho, frite o arroz, deite o resto das cenouras assadas, cortadas às rodelas. Faça o arroz, agulha, na proporção de 400 gr. de arroz para 700gr. de água.
Corte a carne que sobrou em fatias bem finas. Reserve.
Entretanto, faça a deglaçage da sertã onde fez o molho de ontem, com um pouco de vinho tinto, ponha o resto das cebolas assadas e deixe engrossar.
Emprate a carne, enforme o arroz e ponha ao lado da carne. Deite um pouco de molho e cebola e… bom apetite!
Agora sim, a receita acabou, com uma boa solução para o dia seguinte!
Take my love,
JoeBest
Comentários recentes