Caldeirada de Carapaus com fusão Mexicana
Estava a ver passar uns tweets, num Domingo cheio de preguiça, quando vejo uma foto do Paulo Querido, desde o Algarve, que mostrava molho, peixe e amêijoas. Confesso que fiquei (só uma ponta de inveja) com vontade de comer caldeirada.
Tinha tudo, até poblanos, uns pimentos picantes e mais algumas coisas da noite Tex-Mex de Sexta feira, tais como sumo de tomate picante e pimentos amarelos, mas de peixe, só tinha uns renegados carapaus, abandonados no frigorífico, com a raiva terem sido mal comprados e de serem maus de mais para quem cresceu numa praia que tem dos melhores carapaus do mundo, entre o Tarquínio e a Fonte da Telha, o reluzente peixe prata, o trachurus trachurus. Descartem a espécie trachurus picturatus, que não vale um carapau.
Mais carapaus fotografados por Francisco Santos, na Fonte da Telha
Peguei nos ingredientes que tinha e comecei a mise-en-place.
Só tinha chalotas, muito pequenas e poucas, então como tinha muito alho francês pensei logo em fazer uma camada de rodelas de alho francês em vez de cebola.
Pode-se fazer com bacalhau, que fica maravilhosa ou com outro peixe qualquer, mesmo com os peixes tradicionais de caldeirada, desde que se respeite o tempo de cozedura de cada peixe para não correr o risco de ficar desfeito na hora de servir.
Introduzi os carapaus, tapei o tacho e 7 minutos depois apaguei o lume, conforme voltarei a explicar mais à frente.
Ingredientes:
- 8 carapaus médios, sem tripa, salpicados de sal momentos antes
- 300 gr de batatas novas pequenas com casca, cortadas ao meio
- 300 gr de alho francês às rodelas
- 1/2 lata pequena de tomate pelado
- 2 tomates chucha cortados aos cubos
- 3 dentes de alho esmagados
- 2 folhas de louro
- 200 ml de sumo de tomate picante (opcional, pode aumentar a quantidade de tomate pelado)
- 2 pimentos amarelos
- 1 pimento poblano (pode substituir por alguns pimentos padron)
- 200 ml de cerveja branca
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- 1 dl de azeite
- Sal, pimenta e 2 malaguetas
- 1 ramo pequeno de coentros
- 1 ramo pequeno de hortelã
- 1 shot de tequilla
- pão torrado ou frito (opcional)
Modo de preparação:
Comece por lavar e desinfectar todos os vegetais. Lave e corte as batatas ao meio.
Limpe os pimentos de sementes e retire completamente os veios brancos interiores, são esses que provocam o habitual “o pimento trabalha-me no estômago”. Corte-os em tiras.
Corte 2 tomates chucha aos cubos.
Começar por pôr no fundo do tacho o azeite, o alho francês às rodelas, as batatas, os tomates, sólidos e líquido, os pimentos, os alhos, as folhas de louro e os cheiros.
Deixe ferver e baixe o lume. Junte a cerveja e a massa de pimentão. Quando a batata estiver quase cozida, disponha os carapaus por cima, suba o lume, regue com um shot de tequilla e deixe cozer por 7 minutos.
Apague o lume, deixe apurar 10 minutos.
Tire o peixe com uma espátula para uma travessa, com cuidado para não o partir, deite a caldeirada para uma terrina e sirva com pão torrado ou frito se gostar.
Este foi o prato que o improviso me retornou e garanto que a satisfação foi total… quer dizer, se tivesse sido uma posta boa de bacalhau ou até de safio ou tamboril até tinha ouvido violinos…
Take my love,
JB
Comentários recentes