Camarão do Paraíso
Tenho uma amiga, que mora em frente ao mar, na Foz do Lizandro. Chama ao seu retiro e lar, o “Paraíso” e convidou-me, mais uma vez entre muitas, a ir passar o fim de tarde com ela ao seu spot. Que eu aproveitei cada minuto, de um fim de tarde espectacular no areal, com temperatura amena e a maré a encher, na companhia da minha cúmplice e sous chef habitual, Mme. Best.
Com os olhos de pescador quase não praticante a brilhar e sentimento de menino, deliciei-me a ver alguns peixes grandes atrás dos pequenos que se defendiam procurando as margens e zonas mais baixas. Tudo isto serviu de rastilho para ir entusiasmado, criar um jantar de amigos com o que havia na “cozinha de campanha” do Paraíso. Havia açafrão, garam masala, chillies, noz moscada, canela e 2kg de camarão. Grande, selvagem, capturado em Moçambique.
Quando cheguei, fui presenteado com uma flute de espumante com morangos esmagados e a minha amiga já estava na varanda, a 100 mts. do mar, para lá voltada, a grelhar alguns camarões… agora fazia um trocadilho com idílio e climax, mas não interessa…
O camarão, calibre 20/30, descongelou de forma natural, no frio e foi descascado, conforme mostro aqui. Só deixei a cabeça. Para tirar a tripa façam uma pequena incisão a partir da cabeça e removam aquele fio escuro. E salpiquei-os de sal grosso, enquanto preparava o resto.
Ingredientes:
- 1 kg de camarão
- 4 maçãs reinetas
- 2 bananas
- 250 ml de leite (se preferir optar por leite de côco, mais rica fica a receita)
- 1 colher de sopa de garam masala
- 1 pitada de canela
- 1 pitada de noz moscada
- 2 malaguetas ou piri piri a gosto
- 1 pitada de pimenta preta
- 1 colher de sopa de açafrão (curcuma)
- Azeite para estalar os alhos
- 4 dentes de alho bem esmagados
- sal q.b.
Modo de preparação:
Descasque as maçãs, descaroce e corte em 8 gomos. Descasque a banana (pode ser a última a preparar, porque fica negra muito depressa) e corte-a às rodelas.
Descasque os alhos, esmague-os bem esmagados.
Numa sertã ponha 2 ou 3 colheres de sopa de azeite e estale os alhos. Introduza as maçãs. Sempre a mexer, quando começarem a caramelizar junte todas as especiarias e envolva-as bem na gordura, se necessário refresque com um pouco de água, para não deixar queimar. Junte os camarões e deixe-os alourar um pouco. Introduza as bananas às rodelas, deixe-as desfazer um pouco para os sabores se misturarem e por fim junte o leite. Deixe apurar, não muito tempo, porque o camarão seca e o molho desaparece.
Rectifique o sal. Sirva como entrada ou com arroz basmati, solto.
Não havia, por isso não pus e também não escrevi na lista de ingredientes, mas pode pôr coentros picados por cima.
O sabor é ligeiramente diferente de um caril clássico, mas muito bom e simples de fazer. Apesar de ser um prato “quente” por força das especiarias que leva, é um prato que vai muito bem em finais de dia como este… mesmo na época estival que se avizinha.
Take my love,
JoeBest
Comentários recentes