Cozinha básica para solteiros, aprendizes e inexperientes: Carne assada
Muitas vezes criamos receitas, mais ou menos elaboradas, mais criativas e coloridas ou até monocromáticas, mas esquecemo-nos, na maior parte delas, dos solteiros e daqueles que nada percebem de cozinha.
Para todos esses solteiros e inexperientes, que o seu topo de gama era abrir uma lata de conservas ou de salsichas, ou aquecer uma lasanha 5ª gama, esta receita hoje, é-lhes dedicada.
Ingredientes:
- 1kg rabadilha de porco (ou a perna toda, ou ainda só a alcatra, igualmente tenra)
- Sal grosso
- Orégãos
Forno ligado a 100 graus.
Barrar a peça de carne com sal e orégãos
Colocar a peça de carne ao centro da grelha do forno.
No tabuleiro do próprio forno, por baixo, colocar alguma água para apanhar o líquido e gordura da carne e também para criar uma atmosfera de humidade para que a carne não seque.
Deixar assar durante 1 hora e 45 minutos.
Deixar arrefecer fora do forno, o corte a frio torna-se mais fácil, as fatias podem ser cortadas mais finas e direitas. Depois de arrefecer enrole em película aderente, se embrulhar em folha de alumínio o sal da carne vai provocar buracos na folha.
Reserve no frio, onde se conserva ao mais alto nível durante alguns dias e desde que esteja sempre bem embrulhada, não ganha os odores por vezes desagradáveis dos frigoríficos.
Corta sempre só a quantidade necessária e fica com algumas refeições, lanches e snacks de reserva.Volte a embrulhar e a regra é sempre a mesma até acabar com a peça.
Pode servir quente, basta derreter um pouco de manteiga ou ferver azeite com um dente de alho, juntar um pouco de cerveja ou vinho branco e só depois de bem fervido juntar a carne, que vai aquecer rapidamente.
Outra opção, mais ousada, para principiantes é fazer o molho de francesinha conforme a receita lá descrita e deitar sobre a carne… umas batatas fritas, um ovo estrelado e já está!
Para uma sandwich bem agradável, pode misturar uma colher de chá de mostarda de Dijon, com 2 colheres de sopa de maionese, barrar 2 fatias finas de carne, juntar uma folha de alface e rechear uma carcaça, uma bola, um bijou, um molete… ou 2 fatias de pão de forma.
As possibilidades são várias, com um só prato confeccionado com 3 ingredientes simples, já ficaram aqui algumas sugestões.
JoeBest
Diz que depois de ligar o forno, devo barrar a peça de carne com sal e orégãos.
Ora, mas pego nas verduras e esfrego na carne ou tenho de fazer qualquer coisa primeiro? É que se dá receitas para aprendizes e inexperientes, é natural que não saibamos o que fazer com tais ingredientes antes de os juntar à carne.
cumprimentos
Artur, não tem verduras nenhumas na receita.
É só temperar a peça de carne com sal e orégãos e assar na grelha do forno.
Mais simples que isto não há.
Depois faça o molho de francesinha que está lá assinalado e divirta-se!
Obrigado e cumprimentos,
JB