Rancho Revolucionário, a rentrée do Palácio dos Sonhos
Hoje, Sábado, 17 de Setembro, recuperamos a tradição de alargar, de vez em quando, o esquema habitual do oito@mesa e receber tantas quantas pessoas queiram aparecer para jantar connosco, um maravilhoso rancho e ainda muitas outras surpresas, entre as quais um presunto com melão marinado em sangria tinta e colado com gelatina de mosto de uva morangueira.
Funciona normalmente assim: faço posts em todas as redes e blogs a anunciar, perto da data do evento e aos poucos começa a haver gente interessada. Nestes dias, a cozinha mais elaborada dá lugar a um tacho de comida portuguesa, comida essa que já rendeu casa a abarrotar por 3 vezes – 2 edições do twittfavas e uma de sopa da pedra… depois é só esperar pela adesão!
Com cerca de 4000 fãs e seguidores entre as diversas redes sociais onde estou “matriculado”, já assustei muitos e bons amigos, que me chamaram doido, mas haverá sempre a hipótese de dizer que o evento está esgotado, em caso da adesão ser em massa…
E assim vai ser criado o Rancho Revolucionário, com ingredientes proteicos diferentes do habitual…
Ingredientes:
- Grão
- Massa
- Couve (caldo verde)
- Cenoura
- Carne de vaca (vazia)
- Carne de porco (filet mignon)
- Frango (pinto)
- Entrecosto (barriga de porco salgada)
- Chouriço de vinho
- Chouriço de carne
- Cominhos
O modo de confeccionar é o clássico regional, com tradição na zona de Viseu.
Lembrem-se que é quase um cozido e não um guisado.
A gordura, se for usada alguma, é pingar o rancho quando estiver terminado, com fio de bom azeite.
Uma das criações para servir de amuse bouche ao rancho, a que vos falei no início:
Melão marinado em sangria tinta, com gelatina de mosto de uva morangueira, a minha homenagem às vindimas. Só falta juntar presunto ibérico!
Take my love,
JB
Comentários recentes