Lombos de pescada fresca e guarnição mediterrânica
Confesso que tinha um estigma de infância, com a pescada. Ignorei-a durante anos, não profissionalmente, mas pessoalmente não comia pescada, a não ser desfiada e misturada em macedónia e maionese. Confesso-me arrependido. Uma pescada krisspy de fresca é um peixe fantástico, especialmente peixes grandes, que nos permitem tirar grandes filetes…
Tinha um jantar combinado com um jornalista e lembrei-me de o presentear com um prato de peixe fresco. Escolhi a pescada porque era grande, fresca e apropriada para o prato que imaginei…
Ingredientes: (4 pessoas)
- 1 pescada grande, tirar os filetes e dividir por 4 doses
- 4 batatas grandes ( para fritar, cortadas às rodelas) ou em puré
- mesclun de alfaces (chicória, lollo rossa, etc )
- 1 molho de salsa
- 1 courgete em lâminas ( cortar com o descascador )
- 1 beringela em meias luas ( deixar de molho 10 minutos )
- 8 tomates cherry
- rúcula
- queijo parmiggiano em lascas ( lascar com a ajuda do descascador )
- azeite
- flor de sal
- molho de tomate
- 2 gemas de ovo
- folhas de manjerico ou manjericão
Preparação:
Aqueça o forno a 250º.
Aquecer bem uma sertã pingada de azeite e brasear o peixe com cuidado, com uma espátula, 2 minutos de cada lado. Temperar de sal e pimenta a gosto. Reservar.
Saltear a beringela, a courgete e os tomates cherry. Temperar. Reservar.
Num tabuleiro dispôr o peixe, os vegetais salteados e espalhar desordenadamente o mesclum de alfaces, a salsa e as lascas de queijo. Pingar de azeite a gosto, flor de sal e pimenta. Fornear durante 15 minutos.
Enquanto o peixe estiver no forno, preparar 2 decilitros de molho de tomate fazendo-o ferver, juntar as folhas de manjerico e rápidamente emulsionar as gemas de ovo. Reservar.
Empratamento:
Começar por dispor as batatas fritas às rodelas ou o puré, em cima colocar o peixe, guarnecer com os vegetais assados e cobrir com rúcula.
Juntar um pouco de molho de tomate aveludado, decorar com folha de manjericão, salpicar de pimenta a gosto e servir rápidamente.
Espero que gostem.
Take my love,
Joe Best
Comentários recentes