Da Bimby daCozinha – papa low-cost de bolacha Maria para ajudar em tempo de crise
Era inevitável, mais dia menos dia, a adesão à famÃlia do robot de cozinha mais completo do mundo e  assim aconteceu há cerca de um mês. Nunca fui cozinheiro de livros de receitas e garantidamente, entre as dezenas de livros de cozinha que tenho, contam-se pelos dedos as vezes que cozinhei por uma receita publicada. Mas adoro a máquina enquanto apoio de cozinha, para molhos, emulsões e serve na perfeição para o meu conceito…cozinha de autor!
A bolacha Maria foi criada em 1874 por um padeiro inglês para comemorar o casamento da duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edinburgo. Popularizada na Guerra Civil Espanhola, foi considerada sÃmbolo da prosperidade da economia ao ser produzida com excedentes de trigo.
Correndo o risco de ser considerado personna non grata para a Nestlé e para o seu top seller Cerelac, como me diziam no Twitter um dia destes, criei uma receita já muito badalada entre os fóruns e grupos da Bimby e tenho recebido dúzias de agradecimentos.
Uma famÃlia, com 3 filhos, que gastava uma caixa de 2 em 2 dias, passou a fazer a papa que criei e a poupança foi imediata.
1 pack de 4 pacotes de bolacha custa cerca de 75 cêntimos, 1 lt. leite cerca de 50 cêntimos, o que dá um custo aproximado por dose de 25 cêntimos ( preços de referência de marcas brancas ).
Ingredientes:
- 12 bolachas
- 400 gr de leite
- 1 colher de sopa de mel ou açúcar
Preparação:
Introduzir os ingredientes no copo, programar 8 minutos, 80º, velocidade 4.
Está feita, uma papa cremosa e bem emulsionada, que agrada a muita gente!
Take my love,
Joe Best
É nestas alturas que digo “Pensava que era o unico que fazia isto”. A minha receita era mais simples:
– Nº Indefinido de bolacha maria
– leite suficiente para fazer a papa 😛
Foi isso que eu fiz, só afinei temperaturas e tempo para a Bimby.
Obrigada pela sugestão! Tenho um filhote de 2 anos e meio e uma bébé de 1 ano…este fim de semana vou já experimentar…e dá para quantas doses, esta receita? Obrigada!
Foi um prazer, Maria. A quantidade é meio litro.
Aqui por casa há “aficcionados” por papa Cerelac o que tem os seus custos…Já tenho a Bimby à cerca de 5 anos e, uma das coisas que começei a fazer quase desde o inicio foi o sucedâneo da Cerelac! Aqui por casa e em casa de outros amigos com crianças esta “criação” já existe há uns bons anos.
Keep the good work going 🙂
Estou a fazer! Não é com maria, é com umas bolachas que papai me deu. Já dou feedback, mas aposto que vou amar, tiozorro.
Woooow… é deliciosa
*saltitando*