Mexilhões com zest de limão e coentrada
Mais uma vez, um grito de ajuda no Twitter, a pedir uma receita para fazer mexilhões frescos…respondida na hora em menos de 140 carateres, mas lembrei-me de outras que tenho feito.
Outra versão que criei recentemente foi uma abordagem às moules belgas, que fiz com queijo da ilha e moscatel, depois da visita ao Parlamento Europeu, a convite da Dra. Edite Estrela. Fiz com mexilhões green shell, da Nova Zelândia, aqueles gigantes de meia concha pré cozidos.
Esta é simples e boa também!
Ingredientes:
- 2 kg de mexilhões
- 1 cebolo (ou cebola da Primavera)
- 3 colheres de sopa de azeite
- alho a gosto
- folha de louro
- 250 ml de vinho branco
- zest de limão
- 1 bom molho de coentros picados
- sal e pimenta q.b.
Preparação:
Escovar bem e tirar as barbas aos mexilhões, descartar os q pareçam estar chochos ou abertos. Passar bem por água corrente.
Lavar e arranjar o cebolo e picar.
Num tacho, com tamanho suficiente para os mexilhões abrirem (duplicam o tamanho) aquecer o azeite e juntar o cebolo picado com os alhos picados também e a folha de louro. Deixar estalar um pouco e juntar o vinho, deixando voltar a ferver.
Juntar os mexilhões e metade dos coentros, tapar e deixar abrir. Abanar o tacho, no sentido do meio dia para as seis da tarde, fazendo com que os mexilhões de cima passem para baixo, deixar cozer 3/4 minutos e empratar, polvilhando com o resto dos coentros e o zest de limão.
Acompanhar com um Sauvignon Blanc, um Chardonnay ou um espumante bruto. E boa companhia.
Se o mexilhão for bom, o resto é perfeito!
Take my love,
Joe Best
Comentários recentes