Leitão O Bacorinho (aproveitamento) com molho Chasseur
Conforme prometido a várias pessoas que me perguntaram o que fazer com as sobras (sim, por vezes acontece) do leitão d´O Bacorinho, deixo aqui mais uma sugestão. O molho Chasseur, que quer dizer “à caçador”, não tem nada a ver com aquele da cozinha regional portuguesa rico em vinho tinto, toucinho e ervas do campo como a carqueja ou o alecrim, quando se cozinha coelho manso…
…como estava a dizer, esta receita com este molho fácil de fazer para as sobras do leitão fica simples e perfeita, conforme vou mostrar.
Ingredientes:
- sobras de leitão (ou outras de carne de forno ou grelha)
- 2 colheres de sopa de manteiga ( a minha preferida, artesanal, Rainha do Pico, Açores)
- 2 chalotas finamente picadas
- 2 colheres de sopa de pasta de tomate (usei uma feita por mim, mas podem usar concentrado)
- cogumelos (usei uns crimini, também sobra, frescos e fumados no dia anterior)
- aguardente velhíssima Mulher de Capote( ou brandy)
- 1 dl caldo de galinha caseiro ( aproveitem sempre as águas de cozer aves e outras carnes)
- pimenta
Preparação:
Caramelizar as chalotas picadas na manteiga, juntar o tomate e mexer bem. Acrescentar os cogumelos e deixar cozinhar ligeiramente.
Deitar 50 ml de aguardente e puxar o fogo (cuidado com a altura da chaminé ou exaustor) até que o álcool da aguardente se evapore todo.
Por fim juntar o caldo caseiro de galinha e deixar ferver antes de juntar o leitão. Deixe apurar durante 5 minutos em fogo baixo, rectifique o tempero, especialmente um pouco de pimenta, que traz os aromas dos restantes ingredientes para cima e está pronto!
Take my love,
Joe Best
Comentários recentes