Arroz de frutos secos, com vinagrete de amendoim e shoyu
Para não publicar só proteínas e bolos, hoje lembrei-me de experimentar transformar um arroz agulha branco, al dente, tal como se transforma um arroz para sushi com o tempero de su, a frio…a inspiração é obviamente, o velhinho arroz árabe das festas (quase) todas.
Como sempre, a Mme.Best fez um aborrecido arroz na branco na Bimby a meu pedido. Eu não consigo nunca fazer arroz branco, começo a juntar cores e sabores, aromas e texturas até acabar quase sempre num arroz de sustância expandida!
Tirei o arroz acabado de fazer e espalhei-o num tabuleiro, envolvendo ainda a quente óleo de sésamo branco e sementes do mesmo…
Ingredientes:
- arroz cozido, estendido e misturado com óleo de sésamo q.b.
- amendoas
- pinhões
- passas de moscatel sem grainha
- sementes tostadas de sésamo preto
- vinagre de arroz
- shoyu (suave, usei um coreano)
- açúcar
- sal
- óleo puro de amendoim
Depois de estendido o arroz e de o ter misturado com um pouco de óleo de gergelim torrado para ficar solto, misturei os frutos secos (deixei algumas sementes e amêndoas para decorar), envolvendo bem.
Fiz o su, com o sal, vinagre de arroz e açúcar, misturei bem, mas a frio. Juntei o óleo puro de amendoim, cheio de aroma e de sabor intenso.
Deitei o preparado por cima do arroz para o temperar, como se fosse um vinagrete. Mais uma vez, tudo bem envolvido.
Polvilhei com sementes de sésamo preto torrado e juntei as amêndoas que tinha reservado. Pronto!!
Servi com um bife do lombo, bem selado por fora e bem bloody por dentro, napado com cebola crocante e regado com uma redução de mosto de Touriga Nacional das vindimas de 2012.
Acompanhado de um regional tinto Solar dos Lobos, foi este o cenário de um almoço que tardou, mas não faltou!
Take my love,
Joe Best
Que belo pratinho de carne com massa! Muito parecida com a que costumo fazer em casa, mas a minha versão é a tradicional, pois não tenho bimby. Beijinhos.