Vieiras com Beijinhos (bife do sete da pá)
Um dos meus bifes preferidos na infância, era o bife do beijinho, ou sete da pá. Aquela gordura e o nervo mastigável e comestível encantavam-me…
…mas infelizmente, grande parte das carnes que circulam no mercado perderam qualidade e muitas vezes este corte de carne não é posto à venda como peça de bife…por isso deixei de comprar e comer até…hoje. A Carolina do Espaço Açores mandou-me umas embalagens de carne de selo Açores, entre as quais bifes do beijinho. Foi só programar as guarnições.
Tinha vieiras, grandes e suculentas e espinafres frescos, batatas cortadas ( que para despachar cortei em juliana fina e fiz fondant) e um espumante rosé aberto. Estava encontrada a receita para hoje, um Surf&Turf do melhor!
Ingredientes:
- bifes do beijinho
- vieiras
- manteiga
- batata fondant, mas cortada em juliana ( uma receita daCozinha de batatas fondant aqui)
- espinafres baby, frescos
- espumante rosé
- alho
- rebentos de amaranth (usei só para contrastar com o branco das vieiras)
Preparação:
Corar as vieiras em manteiga, um minuto de cada lado, temperar de flor de sal e pimenta e reservar.
Juntar alho à manteiga das vieiras e fritar os bifes. Temperar de sal. Retirar e reservar quando estiverem no ponto desejado.
Juntar o espumante ao molho (pode ser vinho branco – se não for bom para beber não é bom para cozinhar!!) e deixar ferver, apurar e quando estiver reduzido, mas não desligado, com um ar só de gordura, juntar os bifes e as vieiras para aquecer.
Empratar com a ajuda de um aro, primeiro os espinafres, depois a batata e no cimo os bifes cortados em tiras, como para strogonoff.
Dispor as vieiras à volta do aro, desenformar e pingar com o molho Surf&Turf!
E foi assim, que voltei aos meus…beijinhos!
Take my love,
Joe Best
Comentários recentes