Cozinha com identidade: Airoldi. Fausto Airoldi.
É um senhor. É cozinheiro. Rigoroso, perfeccionista, genuíno. É Fausto Airoldi, nascido e criado longe de Portugal, mas com mais Portugal nas veias que muitos.
Fausto Airoldi lançou um (grande) livro de cozinha. Como dizia ontem Maria de Lourdes Modesto -“o Fausto lançou um kilo e trezentas de livro!”
Tive o imenso prazer de fazer alguns ensaios de cozinha com o Fausto, por diversas situações, da criação de pratos e sobremesas, a testes e fichas técnicas até treinos de equipa. E todos os momentos foram importantes, porque ele não facilita, ensina e motiva, o que dá gosto para quem está neste ramo com paixão pelo que faz, que é o meu core.
O livro chama-se Cozinha com identidade, está em português e inglês, tem um grafismo maravilhoso, muitas fotos de Glover Barreto e muitas receitas intuitivas e contemporâneas, sem perder nunca a alma lusitana, os nossos ingredientes e as nossas bases de cozinha regional e tradicional.
Quem me conhece sabe como sou fã e o que nutro pela maneira de trabalhar de Fausto Airoldi, uma referência de passado, presente e futuro do meu trabalho. Ontem perguntou-me como estava a correr e eu respondi-lhe que muito bem. “Acho que deves aproveitar enquanto te der pica e estiveres lá em cima, Zé. E diverte-te, goza, tira partido”, disse-me…
Não sei se já tinha vos tinha dito, mas este homem cozinheiro, é um senhor.
Take my love e comprem o livro. Vale todos os poucos tostões que custa!
Joe Best
Comentários recentes