Da Bimby daCozinha – papa low-cost de bolacha Maria para ajudar em tempo de crise

Mar 26, 2012 by

Era inevitável, mais dia menos dia, a adesão à família do robot de cozinha mais completo do mundo e  assim aconteceu há cerca de um mês. Nunca fui cozinheiro de livros de receitas e garantidamente, entre as dezenas de livros de cozinha que tenho, contam-se pelos dedos as vezes que cozinhei por uma receita publicada. Mas adoro a máquina enquanto apoio de cozinha, para molhos, emulsões e serve na perfeição para o meu conceito…cozinha de autor!

 

A bolacha Maria foi criada em 1874 por um padeiro inglês para comemorar o casamento da duquesa Maria Alexandrovna da Rússia com o Duque de Edinburgo. Popularizada na Guerra Civil Espanhola, foi considerada símbolo da prosperidade da economia ao ser produzida com excedentes de trigo.

Correndo o risco de ser considerado personna non grata para a Nestlé e para o seu top seller Cerelac, como me diziam no Twitter um dia destes, criei uma receita já muito badalada entre os fóruns e grupos da Bimby e tenho recebido dúzias de agradecimentos.

Uma família, com 3 filhos, que gastava uma caixa de 2 em 2 dias, passou a fazer a papa que criei e a poupança foi imediata.

1 pack de 4 pacotes de bolacha custa cerca de 75 cêntimos, 1 lt. leite cerca de 50 cêntimos, o que dá um custo aproximado por dose de 25 cêntimos ( preços de referência de marcas brancas ).

Ingredientes:

  • 12 bolachas
  • 400 gr de leite
  • 1 colher de sopa de mel ou açúcar

Preparação:

Introduzir os ingredientes no copo, programar 8 minutos, 80º, velocidade 4.

Está feita, uma papa cremosa e bem emulsionada, que agrada a muita gente!

 

Take my love,

Joe Best

 

 

 

8 Comments

  1. Daniel

    É nestas alturas que digo “Pensava que era o unico que fazia isto”. A minha receita era mais simples:
    - Nº Indefinido de bolacha maria
    - leite suficiente para fazer a papa :P

  2. Obrigada pela sugestão! Tenho um filhote de 2 anos e meio e uma bébé de 1 ano…este fim de semana vou já experimentar…e dá para quantas doses, esta receita? Obrigada!

  3. Aqui por casa há “aficcionados” por papa Cerelac o que tem os seus custos…Já tenho a Bimby à cerca de 5 anos e, uma das coisas que começei a fazer quase desde o inicio foi o sucedâneo da Cerelac! Aqui por casa e em casa de outros amigos com crianças esta “criação” já existe há uns bons anos.
    Keep the good work going :)

  4. Estou a fazer! Não é com maria, é com umas bolachas que papai me deu. Já dou feedback, mas aposto que vou amar, tiozorro.

  5. Woooow… é deliciosa

Trackbacks/Pingbacks

  1. Papa Cerelac por menos de 1,50 euros » Poupar Melhor - [...] receita de papa do @supirinho está aqui, mas exige uma Bimby, máquina que me recuso a comprar pelo seu …
  2. Fazer Sushi com a Bimby » Poupar Melhor - [...] há uns tempos tínhamos publicitado uma receita de papa do @supirinho, autor do blog dacozinha.net feita com a Bimby …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>